10/28/2005

10ª SESSÃO- PSYCHO

No fundo da tabela, indubitavelmente, ficaram os psicólogos, mau grado o nome que era já sonante e prestigiado em todo o Mundo.

Como já foi escrito, foram relegados para Letras; a sua Faculdade ainda hoje se chama de Psicologia e Ciências da Educação, nome equívoco uma vez que o termo Ciência está desfigurado, hoje, no Ensino Superior em Portugal.

Triste destino tiveram, e ainda têm. A sua grande salvação reside no mundo das relações de trabalho; hoje, qualquer empresa minimamente evoluída não dispensa o contributo da Psicologia nas suas diversas vertentes como apoio a uma saudável relação interna e com o trabalho.

A empresa menos evoluída, também neste aspecto , é o Estado. Os psicólogos que este contrata estão, na maioria, ainda em regime de contrato.

E se os nutricionistas tinham, como saída profissional mais fácil o ensino, com habilitação própria para leccionar Ciências e Matemática no então Ciclo Preparatório, com vencimento de licenciados (até à chegada dos professores produzidos) e habilitação suficiente para Biologia no Ensino Secundário, os psicólogos não possuíam qualquer habilitação para o ensino, inclusive para a disciplina de Psicologia do Ensino Secundário.

No que concerne à sua função primordial- que se julga ser o exercício da Psicologia- o processo foi, com variantes positivas e negativas, semelhante ao de nutricionismo . Não médicos, não paramédicos, psicólogos não praticantes, talvez, ...

A competição mais próxima seria a dos médicos psiquiatras. Nunca se declarou publicamente: nem o amor shakespeariano estomatologistas / dentistas, nem o ódio profundo de todas as especialidades médicas/vs. nutricionismo .
Restaram-lhes, e ainda hoje assim é, boas vontades pontuais de seres com a superioridade mental e cultural suficientes para pedir ajuda: alguns psicólogos têm, pelo país fora e em colaboração com psiquiatras e outros profissionais, desenvolvido trabalhos muito meritórios. Mas no fundo, bem no fundo, foram usurpados de funções suas pelos assistentes sociais - outras histórias para contar.

Free Counters
Free Counters

Search Engine Optimization and Free Submission