10/23/2005

8ª SESSÃO - DENTES AFIADOS

Diferente percurso e destino teve Dentária. Promovido, ilegalmente, a Medicina-Dentária (a actual legislação portuguesa ainda proíbe essa designação) tiveram o que faltara aos outros e ainda mais: tiveram tudo. Como parentes próximos, os estomatologistas - mau grado a diferença de ... 6 anos de estudos. Mas, Santa Família! a Ordem dos Médicos abriu-lhes a porta, apesar de não serem médicos, e o Colégio de Especialidade de Estomatologia criou, ou transformou-se em, Secção de Estomatologia e Medicina Dentária da Ordem dos Médicos, onde os integrou como membros de pleno direito, apesar de não serem médicos e muito menos estomatologistas. E mais ainda: os curiosos de diversos matizes que povoavam a área - dentistas, protésicos, ajudantes, anónimos - não obtiveram qualquer equiparação ou equivalência ao contrário do resto do País, não lhes incomodaram a vida. Apenas (porquê?) continuaram a poder prescrever legalmente medicamentos...
Saíriam Licenciados em Medicina Dentária. Anos mais tarde, os Tribunais desmentiriam esta designação, mas sem efeitos práticos.
Cumpre aqui esclarecer que, já naquele tempo (anos 80) um consultório de dentária envolvia os custos em equipamentos de centenas senão milhares de contos; e os medicamentos precritos em cada consulta, pelo menos um antibiótico e um antiinflamatório) não eram de desprezar. Nunca ninguém encontrou outra explicação para este tratamento diferenciado em relação aos colegas com quem partilharam este processo traumático.
A sua posição era tão privilegiada que recusaram colocação em consultórios da periferia do Porto; apenas lhes servia o Centro da Cidade. Recusaram também lugares que lhes foram oferecidos (em contraste nítido com os outros cursos) no Ministério da Saúde.
No início da década de 80 um protocolo bi-governamental luso-norueguês fez com que este país financiasse a construção de dezenas de Centros de Saúde em Portugal, equipados com consultório completo de dentária e outro de análises clínicas: todos estão virgens, porventura obsoletos ou a envelhecer em cascos de carvalho.
Free Counters
Free Counters

Search Engine Optimization and Free Submission