5/04/2006

20ª SESSÃO - OS ZOMBIES

Todas as sociedades têm, e necessitam de, os seus mortos-vivos. Talvez mais cruelmente que no Haiti ou noutras sociedades primitivas e atrasadas, aqui os zombies constituem a esmagadora maioria da população. Não é possível quantificar, é certo, mas são uma maioria esmagadora.
A sua tipologia, bem como os métodos e materiais utilizados para produzi-los, são diferentes. E se no Haiti se pode tipificar a produção de mortos-vivos, com evidências penais bem carregadas, aqui não.
Aqui quem produz os mortos-vivos é quem faz as leis, as manda executar, divulgar: é o poder, por sua vez rodeado de zombies intermédios. É quem no fundo tem o poder de fabricar e mandar fabricá-los, ordená-los por secções, catalogá-los.
Os nossos zombies têm uma hierarquia própria: os que melhor se movimentam entre duas hibernações, tendo inclusive o poder de fabricar outros – embora lentamente – e os inertes – a esmagadora maioria da população. Os primeiros fizeram, planearam e geriram Portugal desde Abril de 1974; os segundos aplaudem, votam, participam onde e quando são levados a isso, dizem que sim ou que não, e para já parecem felizes assim.
São mais ou menos fáceis de manter: o primeiro passo foi simples – libertá-los da escravidão de um regime opressor e do ambiente fétido das Igrejas, pondo-os a pensar por si através de outros; o segundo, levando-os suavemente, sem sombra de violência, a comícios políticos, manifestações organizadas de rua (não, procissões não!) televisão, e quando esta não era suficiente multiplicaram-se os canais à disposição, mais televisão, e mais canais.
Concursos e gaiteiras de corpo esganado, fóruns com medíocres estrategicamente colocados e a fingir que estão em desacordo, novelas com textos tão miseráveis que qualquer secretário de estado poderia subscrever , mais concursos de figurino importado das orgias de Roma e Pompeia (antes da erupção, claro) – numa missa política de 4 em 4 (conforme) anos onde os zombies dizem amém nos altares que lhes pões à disposição.
Free Counters
Free Counters

Search Engine Optimization and Free Submission